Tendências para casamentos - 2022

Num cenário ainda muito incerto por causa da pandemia, nossa empresa pesquisou vários profissionais responsáveis pelas maiores e mais cobiçadas festas do País, para detectar padrões e apontar tendências.


Não podemos prever o que acontecerá no mercado de eventos sociais nos próximos meses, pois, este é um momento é de alegria e esperança pelo índice de vacinação estar aumentando e de medo, pois as variantes e novas ondas de Covid-19 continuam a aparecer.


Recepções intimistas ao ar livre
Recepções intimistas ao ar livre


“A pandemia ressignificou muitas coisas, inclusive a importância de celebrar, principalmente com os mais próximos”, por esse motivo os Eventos Intimistas e Exclusivos estão super em alta. Eles são chamados de micro ou nano weddings.


Mas não pense que eventos menores são mais fáceis de organizar, viu? “Os detalhes aparecem muito mais, assim como as pequenas falhas. Tudo tem de estar impecável." Inclusive não representam budgets menores. “Os custos por convidado na verdade aumentam, porque a noiva gasta a mesma coisa com serviços como assessoria, música, vestido, foto e filmagem, maquiagem...”


COVID FREE

Os testes de detecção de COVID-19 viraram item indispensável em qualquer festa. Na porta do evento, é realizado o teste de antígeno [proteína] viral, com swab nasal, que tem resultado em 10 minutos e 98% e eficácia”. Os custos variam de R$ 90 a R$ 200 por teste. E quando a pessoa é barrada, deve voltar para a casa.


Infelizmente, porém, é impossível garantir uma festa 100% livre de Covid-19, os testes podem acusar falso negativo, caso a pessoa tenha se infectado menos de 72 horas antes.


Por isso, os eventos têm seguido os protocolos de segurança:

  • Uso obrigatório de máscaras de proteção para staff e convidados (que só retiram o acessório na mesa, ao comer e beber)

  • Distanciamento de 1,5m entre as mesas

  • Uso de luvas plásticas para tocar nos talheres do bufê

  • Álcool gel espalhados pelo ambiente

CERIMÔNIA


Pois as restrições de distanciamento social nas igrejas têm feito os noivos repensarem a cerimônia. Alguns estão optando por convidar, no máximo, 30 pessoas para a igreja e, depois, fazer um longo almoço à francesa, como na Europa. Nesse caso, a economia feita com o corte na lista de convidados pode ser bem utilizada para pagar a hora extra dos fornecedores, em festas que chegam a durar 12 horas – o dobro do que costuma ser praxe no mercado.


DECORAÇÕES E PROJETOS


Os projetos de decorações para as festas está mais minimalista e as pessoas investindo mais em música, contratar DJ's e Bandas. Os noivos querem muito mais proporcionar experiências aos convidados do que ostentar com grandes projetos de decoração.



Tons terrosos - Tendências casamentos 2022
Tons terrosos - Tendências casamentos 2022


LEVEZA é a tendência das decorações dos próximos casamentos, com predominância de tons pastel, terrosos claros, beges e cinzas, madeiras claras, palha, linho, vidros, espelhos ou painéis vazados. Espaços ao ar livre estão sendo muiiiito procurados. Tudo o que remeta à vida na natureza está em alta: arranjos mais orgânicos e menos arrumadinhos, flores pelo chão, folhagens de cores mais neutras, acinzentadas, com toques de cores mais vibrantes.


AMENITIES DO MOMENTO


As garrafinhas de água e chinelos personalizados ficaram pra trás, a tendência agora são frascos de álcool gel, kits com máscara + saquinho porta-máscara feitos de tecido, ou envelopes guarda-máscara com os protocolos de segurança impressos no verso.


SUSTENTABILIDADE


Uma das tantas lições que aprendemos em 2020 é que precisamos cuidar mais do meio ambiente.


Sustentabilidade é um assunto cada vez mais em alta e que pode refletir nas tendências para casamento em 2022. Para o estilo de convite existem algumas soluções criativas e ecológicas, como o papel semente e o papel reciclado.


No papel semente as sementem ficam no próprio convite e os convidados podem depois do casamento rasgá-lo em pedacinhos e plantar. Existem sementes dos mais variados tipos: tomate, manjericão, girassol, entre outros.


CONVITE DIGITAL e QR CODE


Como a possibilidade de remarcação da data do casamento ainda existe, nós imaginamos que o convite digital marque presença nas tendências para casamento em 2022.


Isso não significa que o convite precisa ser “sem graça” ou que não tenha o design que você esperava. O convite só não será físico, mas é muito válido usar e abusar de todos os elementos visuais que os noivos desejam e focar na identidade visual do casamento.


O change the date (aviso para nova data) também é um formato de convite digital que pode ser explorado pelos noivos que precisaram adiar o casamento. São soluções que evitam um custo extra alto em casos de mudanças, sem deixar de lado o design.



QR CODE - Convites Casamentos 2022
QR CODE - Convites Casamentos 2022


O QR Code é uma solução criativa para não atrasar a entrega dos convites do seu casamento ou correr o risco de precisar refazer toda a papelaria! A ideia é fazer um convite, com todos os elementos tão sonhados e design impecável, mas sem inserir informações estratégicas, como data e local. No lugar, é colocado um QR Code para que os convidados possam acessar e ficar mais atualizados com essas informações. Caso aconteça imprevistos e mudanças de data, basta alterar a página que o QR Code direciona.


Estamos vivendo NOVOS TEMPOS e nos adaptando!


Para mais informações, entrem em contato conosco e será um prazer atendê-los!


Feliz 2022, Mafê Pacini.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo