• Mafê Pacini

Entenda o papel do organizador de eventos


Reunião social

Diversas empresas têm investido bastante em eventos corporativos seja em palestras, simpósios, congressos ou workshops da área, o segredo está em promover a troca de conhecimentos e o estreitamento de laços com clientes, fornecedores e parceiros, bem como fortalecer a marca e reter talentos.

Esses eventos devem ser o mais organizados possível. E o papel do organizador de eventos é primordial. Dentro desse contexto, a profissão tem se destacado, pois cabe a esse profissional planejar, organizar e fazer os mais diversos tipos de eventos realmente acontecerem.


Mas o que faz, na prática,


Qual o papel do organizador de eventos?


É o profissional responsável por planejar, sistematizar e produzir qualquer tipo de evento: conferências, palestras, feiras e jantares corporativos, dentre outras possibilidades.

As atividades envolvidas na profissão englobam desde a criação e o desenvolvimento do conceito do evento, passando pela providência de toda a documentação necessária, pela pesquisa de orçamentos e pelo contato com fornecedores, clientes e equipe de trabalho.


É ele também quem cuidará da reserva de local e equipamentos, promoção, marketing e acompanhamento do desenrolar do evento.


E, para dar conta de todo esse trabalho, o organizador de eventos normalmente tem o auxílio de uma equipe, que o ajuda nas tarefas necessárias para que o plano se transforme em ação exatamente como imaginado.


E é justamente por gerenciar uma equipe de trabalho que esse profissional também funciona como um elo de ligação entre o time e a diretoria da empresa.


Qual o perfil deste profissional?


Algumas características são fundamentais para que esse profissional se destaque:


  1. Organização

  2. Flexibilidade

  3. Comunicação

  4. Liderança

  5. Criatividade

  6. Conhecimentos técnicos

Mas é preciso esclarecer que apenas possuir um bom perfil pode não ser suficiente para desempenhar essa função.


Afinal, com o aumento da demanda por profissionais na área, a qualificação e os conhecimentos técnicos passaram a contar bastante. Tanto que hoje temos uma grande quantidade de curso superiores e especializações deste setor.


É importante ressaltar que qualquer erro pode comprometer a imagem de sua empresa frente ao seu cliente. Evitar situações deste tipo, é possível com preparação técnica, atualização e conhecimento. Além disso, quanto mais qualificado um profissional for, mais requisitado no mercado ele será.


O organizador de eventos funciona como a principal ponte de ligação entre a empresa contratada e a empresa, representando os interesses do negócio e se certificando de que tudo sairá de acordo com o planejado.


Qual o trabalho deste profissional?

  • criar um planejamento, "pré-eventos;

  • verificar as métricas e desejos do cliente;

  • pesquisar fornecedores e negociar valores que se encaixem no orçamento;

  • escolher o melhor local conforme o evento e número de participantes;

  • investir em divulgação;

  • se relacionar com o público interno durante o evento;

  • obter feedbacks dos participantes após a realização.


Espero que tenham gostado do artigo e tenhamos ajudado a esclarecer as dúvidas sobre o profissional de eventos! Deixem seus comentários e divulguem em suas redes sociais.


#digasimaorganizacaodeeventos #profissionaldeeventos #eventossociais #empresas #eventoscorporativos #organizazaodeeventos #planejamentodeeventos #mafepacinieventos



26 visualizações

Tel: 55 11 3791-1826 (Whatsapp Business) - São Paulo

Email: mafepacini@mafepacinieventos.com